E O VENTO LEVOU. (Gone With The Wind)

Adaptação do Best-seller de Margaret Mitchell. Tem como tema a Guerra Civil no Sul dos Estados Unidos  e a reconstrução do país. Com o custo de 4,25 milhões de dólares e com duração de três horas, o filme ganhou dez oscars, um recorde que permaneceu até 1959, quando perdeu para Bem-Hur, que ganhou 11 estatuetas.
O filme se caracterizou pelas inovações tecnológicas e cinematográficas.  Essas incluíam  toda a movimentação de pessoal e equipamentos para o incêndio de Atlanta; o uso de pinturas metálicas para complementar  parcialmente os cenários construídos, a estreia da então desconhecida atriz Vivien Leigh, escolhida para o papel de Scarlat O’hara depois de  um teste para revelar novos talentos (Katharine Hepburn e Paulette Goddard também disputaram o papel). Além disso, E o Vento levou foi o primeiro filme  a receber um Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante dado  a uma negra (Hattie McDacniel, por seu papel como Mammy. O filme pode ser considerado um protótipo dos blackbustters de Hollywood.
(Fonte:  501 filmes que merecem ser vistos. Larrouse.
ANO: 1929                                                         
DIREÇÃO: Victor Fleming
ELENCO: Clark Gable, Viven Leigh, Olivia de Havilland, Hattie McDaniel, Thomas Michell, Leslie  Howard, George Reeves.
ROTEIRO: Sidney Howards,  baseado no romance de Margaret Mitchell.
FOTOGRAFIA: Ernest Haller.
PRODUTORES/COMPANHIAS PRODUTORAS – David O.Selznick  - International Pictures.
PREMIAÇÕES DA ACADEMIA (1940)
MELHOR ATRIZ PRINCIPAL: Vivien Leigh.
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE: Hattie McDaniel.
MELHOR DIREÇÃO DE ARTE: Lyle Wheeler.
MELHOR FOTOGRAFIA: Ernest Haller e Rennahan.
MELHOR DIRETOR: Victor Fleming.
MELHOR EDIÇÃO: Hal C. Kern, James E. Newcom.
PRODUÇÃO DE DESTAQUE: Selznick
international Pictures.
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO: Sidney Howard.
PRÊMIO DE REALIZAÇÃO TÉCNICA.
OUTRAS INDICAÇÕES DA ACADEMIA.
MELHOR ATOR PRINCIPAL: Clark Gable
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE: Olivia de  Havilland
MELHOR MÚSICA/TRILHA SONORA ORIGINAL: Max Steneir
MELHOR SOM: Departamento de Som do Estúdio Samuel Goldwyn, Thomas T. Moulton.
MELHORES EFEITOS ESPECIAIS: John R. Congrove, Fred Albin, ArthurJohns.