O POETA HOMERO


Os poemas épicos a IIíada e a Odisseia são atribuídos ao poeta Homero, que alguns consideram o maior poeta do mundo antigo e um dos maiores artistas do mundo literário. Porém, durante muitos séculos, estudiosos, historiadores e outros especialistas questionaram a existência do poeta e nunca conseguiram confirmar qualquer hipótese sobre ele.
Diversas teorias dão conta de que ele não teria sido o autor exclusivo desses poemas. Uma delas postula que pessoas diferentes compuseram esses poemas, e o resultado foi atribuído a Homero. Outra teoria propõe que Homero tenha composto a primeira parte do poema e que outras pessoas o concluíram.
Os poemas possuem cerca de 12 mil linhas cada um. Eles contam os desdobramentos da Guerra de Troia. A vitória da Grécia sobre Troia foi um momento decisivo para os gregos e o catalisador da fundação de Roma. Dizem que os gregos introduziram o estudo dessas obras em suas escolas por volta de 400 a.C.Polêmicas à parte sobre a autoria desses magníficos poemas, é indiscutível a enorme contribuição deles para a literatura universal.  Retornaremos ao tema “Guerra de Troia” na próxima semana.  (Com informações do livro Tudo o que você precisa saber sobre mitologia, de Kathleen Seras).