SELENE, A LUA.
Selene, a Lua, era irmã de Hélio, o Sol.  Ela também dirigia uma carruagem pelo céu, embora a dela fosse feita de prata e puxada por dois cavalos. Selene era responsável pelo luar que brilhava durante a noite.
Não se sabe muito mais sobre Selene. Os mitos afirmam que ela era bonita e famosa por seus casos amorosos. Dizia-se que Pã, deus dos pastores e dos rebanhos, tentou seduzi-la com uma linda pele de lã e com um rebanho de bois inteiramente brancos – os mitos variam. Selene também teve um caso com Zeus, com o qual teve uma filha chamada Pandia.
O caso de amor mais famoso de Selene foi com Endimião, que pode ter sido um pastor, um caçador ou mesmo um rei. Todas as versões desse mito concordam, porém, que Enidmião era extremamente bonito. Selene o viu enquanto ele dormia e se apaixonou no mesmo instante.
Ela desceu dos céus e fez amor com Endimião em seus sonhos. Alguns mitos afirmam que ela teve 50 filhas com ele. A pedido de Selene, Deus concede a Endimião um desejo. Ele desejou a juventude eterna, e alguns dizem que também o sono eterno, para que pudesse continuar a ter seus sonhos amorosos, e os dois foram concedidos, o sono e a imortalidade. (Fonte: livro Tudo o que você precisa saber sobre mitologia, de Kathleen Sears).