MITOLOGIA PARA LEIGOS
Ecos, a Aurora, era a outra irmã de Hélio. Todas as manhãs, Ecos se levantava de seu trono dourado, abria as portas do céu e anunciava a chegada do Sol. Ela também acompanhava Hélio em sua jornada pelo céu. Alguns mitos diziam que ela andava com ele em sua carruagem de fogo, outros, que ela andava na própria carruagem na frente de Hélio, anunciando sua chegada durante todo o dia.
A vida amorosa de Eros era ainda mais famosa que a de sua irmã, Selene. Levaria horas para contar as histórias de todos os seus amantes. Os muitos relacionamentos de Eros resultaram em alguns filhos bastante conhecidos. Ela foi mãe dos Ventos: Bóreas (Norte), Noto (Sul) e Zéfiro (Oeste). Ela também deu à luz a Eósforo (a Estrela da Manhã) e a todas as outras estrelas do firmamento.
Muitas outras divindades representam os elementos do universo, embora esses deuses e essas deusas menores não sejam importantes nos mitos. Por exemplo, havia 3 mil deuses do rio e 3 mil deusas do oceano, sem mencionar as várias divindades das florestas e das montanhas.
(Fonte: livro Tudo o que você precisa saber sobre mitologia, de Kathleen Sears).