A CAIXA DE PANDORA

Como presente para humanidade, Zeus ordenou que Hermes, o mensageiro dos deuses, entregasse Pandora para Epimeteu. Impressionado com sua beleza e seu charme, Epimeteu aceitou Pandora como noiva, embora seu irmão Prometeu o tivesse alertado para não aceitar presentes de Zeus.
Os mitos antigos variam ao contar sobre a Caixa de Pandora. Um deles afirma que os deuses deram à Pandora um jarro lacrado e lhe disseram que se tratava de um presente para o homem. Com curiosidade, Pandora abriu o jarro e de dentro dele escaparam todas as pragas da humanidade: doença, dor, tristeza, loucura, inveja e morte. Ao recolocar a tampa, com pressa, Pandora prendeu a esperança, que foi tudo o que restou no jarro.
Outro mito afirma que todos os males do mundo foram mantidos em um jarro ou caixa na casa de Epimeteu (na verdade, não se sabe  se o recipiente pertencia a Epimeteu ou Prometeu). Vencida pela curiosidade, Pandora entra sorrateiramente no quarto e retira a tampa. Mais uma vez, todos os males da humanidade são derramados, deixando para trás apenas a esperança, que não conseguiu escapar.
Outras versões do mito de Pandora dizem que a caixa continha apenas itens bons: bênçãos que eram um presente de casamento de Zeus. Nessas versões, Pandora foi mais uma vez vencida pela curiosidade e abriu a caixa de forma descuidada.Todas as bênçãos escaparam e retornaram aos céus, com exceção da esperança. Com a perda da maioria das bênçãos, a humanidade teve de suportar todas as privações e todos os males do mundo, restando-lhe apenas a esperança como consolo.
Não importa qual a versão do mito prefira, a curiosidade de Pandora deixou a humanidade praticamente indefesa contra as dificuldades que afligem a vida humana – e assim Zeus teve a sua vingança.
UM AVISO ANTIGO
O mito da Caixa de Pandora deu origem à expressão moderna que descreve uma situação perigosa com a qual é melhor não mexer. Se alguém lhe disser que uma situação é uma “Caixa de Pandora”, quer dizer que ela poderá trazer problemas e confusão. (Fonte: livro Tudo o que você precisa saber sobre mitologia, de Kathleen Sears).